quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Exótico e Belo

Urwerk lança UR-1001, um incrível relógio de bolso

Relógio de bolso da Urwerk
Se costuma acompanhar o Relogiolândia, já conhece o estilo inconfundível da Urwerk. E ainda assim, dificilmente não ficará surpreendido com a sua nova criação: um relógio de bolso como não há igual, o Urwerk Zeit Device UR-1001.
O mecanismo do UR-1001 é idêntico ao que foi utilizado em vários modelos célebres da moderna marca suíça. Num primeiro olhar a este magnífico relógio, saltam à vista os indicadores triangulares rotativos, idênticos aos que marcaram presença nos relógios UR-110 e UR-203, da mesma marca. Mas as novidades são muitas.

Com indicadores e funções quer na frente, quer no verso, o relógio de bolso da Urwerk intitula-se também um relógio “über complicado”. E não é para menos, com um total de dez, três das quais no verso, e na sua maioria exclusivas da Urwerk.

À frente, no fundo, encontra-se o indicador triangular que exibe horas e minutos numa forma semelhante ao que foi utilizado noutros modelos. Os cubos em cada um dos três braços do mecanismo vão girando, de forma a exibir a hora atual no braço que se encontra em baixo; aí, um ponteiro que é desta vez retrógrado (e não montado no próprio braço, como nos outros modelos), indica os minutos.
Um segundo mecanismo, na parte superior do UR-1001, constitui a primeira grande novidade num relógio da Urwerk. O mesmo mecanismo é aqui utilizado para apresentar a data, com as pontas dos braços a indicarem o dia e o braço em si o mês atual. Tratando-se de um calendário anual, o mecanismo tem a capacidade de identificar as diferenças de dias em cada um dos meses: em meses com 30 dias, o indicador salta diretamente para o dia 1, saltando o marcador 31.

Também aí, numa posição que seria tradicionalmente entre as 3 e as 5 horas, encontra-se ainda o indicador dos segundos, através de uma escala tripla – 20, 40 e 60 segundos.

À sua direita, é apresentada a reserva de marcha do movimento automático, que na sua carga máxima atinge as 39 horas. No lado oposto, um pouco em baixo, encontra-se um indicador de dia e noite.
Já no verso, protegido por uma tampa, a noção da medição do tempo assume uma escala consideravelmente maior, que indicia uma certa intemporalidade – e durabilidade – do Zeit Device. Do lado direito, em cima, um pequeno mostrador marca o ano, numa escala de cem anos; em baixo, um outro indicador do mesmo tamanho indica a mudança de óleo do movimento, necessária a cada cinco anos. Do lado oposto, uma escala vertical exibe um indicador de mil anos. Em baixo, o verso encerra-se com o belo rotor, com o mesmo look moderno e atraente que caracteriza todo o design da marca.

É certo que estas complicações, todo este significado e simbolismo técnico, constituem o prato principal do Urwerk UR-1001. No entanto, o design da caixa e de todos os seus componentes não pode também ser ignorado. Feita em AlTiN, uma liga não magnética, e com elementos em titânio, a caixa tem umas dimensões de 106 milímetros de altura por 62 de comprimento, sobre 23 de espessura. No topo, na sua posição tradicional – e provavelmente o único elemento tradicional neste relógio de bolso – encontra-se a coroa.

O preço de cada um destes relógios é desconhecido, mas o seu valor é inimaginável. E para que seja ainda mais valioso, o UR-1001 estará disponível apenas numa edição über limitada: a Urwerk fabricará apenas oito exemplares deste impressionante relógio de bolso!

Um comentário: