sexta-feira, 10 de junho de 2011

Novo relógio Omega Speedmaster celebra 40 anos da missão Apollo XV

Novo relógio Omega Speedmaster celebra 40 anos da missão Apollo XV

No dia 30 de Julho farão 40 anos que a missão Apollo XV aterrou na lua. A Omega, que esteve também presente durante o mais célebre programa espacial da história, junta-se às celebrações com uma edição especial limitada do também histórico Speedmaster.


Apesar de ser já a décima quinta missão do programa Apollo, e a quarta a aterrar na lua, a Apollo XV foi marcada por diversas estreias: foi a primeira missão de longa duração, com um total de 12 dias, incluindo um total de 2 dias e 18 horas na superfície lunar; foi também a primeira missão com um carácter predominantemente científico, ao contrário das anteriores que eram sobretudo missões de reconhecimento; e foi ainda a primeira missão em que foi utilizado o célebre veículo lunar LRV (“lunar roving vehicle”). Por tudo isto, e porque tudo correu na perfeição, a NASA considera a Apolo XV como a missão tripulada com maior sucesso.

A Omega, parceiro histórico da NASA e em particular do programa Apollo, não deixou passar esta efeméride, e à semelhança do que fez a propósito do 40º aniversário da missão Apollo XI e do 35º aniversário da missão Apollo-Soyuz, lançou uma edição especial limitada do relógio Speedmaster, o único relógio a ter estado na lua, aí utilizado por Buzz Aldrin em 1969.

Não tão vistoso como a edição especial evocativa da missão Apollo-Soyuz, este novo Speedmaster Apollo XV é essencialmente igual ao Speedmaster Profissional, já amplamente conhecido e reconhecido. Em termos técnicos, está presente o mesmo Calibre 1861, um cronógrafo de corda manual que equipou também o relógio utilizado no espaço. Com caixa e pulseira em aço, evoca a Apollo XV nas cores que decoram o mostrador – branco, azul e vermelho – que constituíram também as cores da insígnia da missão.

No verso, uma gravação ilustra o veículo lunar que foi estreado na data comemorada, juntamente com a data da alunagem e a inscrição “The First Watch Worn on the Moon”, um estatuto que Omega faz questão de manter bem presente. A edição será limitada a 1971 exemplares, e rondará os €4,750 | R$ 11,000

Nenhum comentário:

Postar um comentário